Dieta expresso

Há alturas da nossa vida em que paramos para pensar e decidimos que temos mesmo de perder peso. Redefina a silhueta em apenas três semanas sem esforço.

Chef at work cooking pasta

Se tem peso a mais e quer perdê-lo rapidamente, experimente este plano à prova de pneus. É saciante, variado e, se o combinar com exercício, permite-lhe emagrecer sem grandes sacrifícios. Se precisa de perder muitos quilos de forma rápida, mas não está disposta a contar calorias nem pesar cada alimento que come, esta dieta saciante é ideal para si. Trata-se de um regime hipocalórico (baixo em calorias), completo e equilibrado que pode ser seguido por qualquer pessoa saudável.

Este regime hipocalórico, validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto, não tem contraindicações, salvo a intolerância a algum alimento, que, nesse caso, poderá ser substituído por outro. O segredo desta dieta expresso é a diminuição do conteúdo calórico com base em ementas variadas e equilibradas, que permitem perder muitos quilos de forma saudável, mas sem ter de fazer grandes sacrifícios.

Está pensada para pessoas com índice de massa corporal superior a 25 e pode levar a perder peso em apenas três semanas. Para que a dieta seja eficaz, deve ser combinada com uma hora diária de exercício. Recomenda-se, assim, começar com caminhadas em ritmo rápido e, à medida que for ficando em forma, pode tentar outro tipo de atividade, sendo a natação, a ginástica aeróbica e a bicicleta modalidades a considerar.

Tudo vantagens

Se decidir seguir esta dieta, em apenas três semanas notará os quilos a desaparecerem, ao mesmo tempo que aumenta a sua energia e melhora a autoestima. A esse efeito, há que acrescentar todos os benefícios que a perda de peso supõe para a saúde, uma vez que esta reduz o colesterol elevado e a hipertensão arterial, minimiza as dores nas costas e a sobrecarga articular e também diminui o risco de desenvolver diabetes.

Para além de ser fácil de seguir, esta dieta expresso não obriga a passar fome e até se torna apetecível. Também não exige calcular quantidades, contar calorias nem pesar os alimentos. A abundância das porções é definida por si com base no seu apetite, no seu plano de exercício físico e no seu bom-senso.

Para quem é útil?

A dieta inclui ementas para três semanas e fornece cerca de 1.800 calorias diárias (este valor pode variar em função das porções que comer). O seu aporte nutricional é tão equilibrado que pode prolongá-la durante o tempo que quiser, até conseguir a redução de peso desejada. Esta dieta consegue melhores resultados sobretudo em pessoas com muito excesso de peso. Para saber se é o seu caso, recomendamos-lhe que calcule o seu índice de massa corporal (IMC).

É muito simples. Consiste em dividir o seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado:

IMC = peso (kg) / altura2 (m)

Se a cifra estiver entre 25-30, tem excesso de peso. Acima de 30, já se considera obesidade. Em ambos os casos, pode-se seguir esta dieta. Também está indicada para aquelas pessoas que tenham de submeter-se a uma cirurgia bariátrica (de redução do estômago) e precisem de perder peso antes da operação para que o seu risco cirúrgico seja o menor possível.

Veja na página seguinte: O que deve fazer antes e depois desta dieta

Comentários