Detox depois das férias: 5 sumos a tomar

Elimine os excessos das férias com sumos detox.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 100

créditos: Holmes Place

Esperamos durante um ano pelas tão desejadas férias! Descanso, dias maiores e também...refeições maiores. Durante as férias queremos aproveitar tudo o que temos à disposição, desde o que é saudável ao que faz pior à nossa saúde. Com moderação, tudo é permitido, mas ao fim de algum tempo os pequenos exageros que vamos cometendo dão sinal. A questão é: como eliminar as gordurinhas extra ganhas durante as férias?

Muito na moda estão os batidos detox, que ajudam a desintoxicar o organismo e a perder alguns quilos extra. Mas afinal o que é isto de detox e como funciona?

Os sumos ou batidos detox são geralmente misturas de hortícolas crus, fruta ao natural, água ou chá e, por vezes, sementes e bebidas vegetais ou iogurte.

Muitas filosofias promovem a substituição de praticamente todas as refeições durante um período de tempo específico. Este tipo de restrição poderá ser perigoso ao fim de algum tempo, uma vez que potenciará carências alimentares e uma restrição energética muito acentuada. Para além disso, este tipo de dietas acaba por ter resultados só a curto prazo porque, uma vez que volte ao regime habitual, também o peso volta a aumentar, como no efeito yô-yô.

O ideal será substituir apenas uma refeição mais leve (exemplo: jantar) durante 2 ou 3 dias da semana, no máximo, ou complementar refeições, dependendo do caso que temos à nossa frente e do objetivo que se pretenda alcançar. O ideal será consumir o batido na hora de preparação, pois com o contacto do ar, muitos nutrientes oxidam e são perdidos, tal como a vitamina C. Quem sofre de dificuldades de coagulação do sangue, deverá ter atenção à toma destes batidos, devido à vitamina K presente, que é anti-coagulante. Atenção também ao índice glicémico e ao nível de açúcares destes sumos que poderão ser maiores por terem mais que uma peça de fruta incluída, geralmente.

O processo de desintoxicação já acontece de forma natural no nosso organismo, através de alguns órgãos como os pulmões, rins, pele, intestinos e fígado (sobretudo este último). Todos estes órgãos processam as substâncias indesejáveis, tornando-as menos tóxicas e solúveis em água, e por conseguinte, mais fáceis de eliminar pela urina, fezes e bílis.

Existem, de facto, também formas de tornarmos a nossa dieta alimentar mais detox e o uso de alguns batidos pode ser uma forma rápida, prática e saborosa de o fazer. As evidências científicas ainda são poucas no que toca à escolha de nutrientes e alimentos específicos que possam ajudar neste processo, no entanto o efeito positivo do uso de hortícolas crus e fruta é inegável. Para além de vitaminas e minerais, estes batidos acabam por ser também hidratantes e completam algumas lacunas do nosso dia a dia.

A longo prazo, a pele fica mais bonita, nota-se uma menor distenção abdominal e, na maioria dos casos, ajuda no controlo do trânsito intestinal.

Veja na página seguinte: 5 receitas de sumos detox:

Comentários