Não acredite em tudo o que ouve: 3 mitos sobre fitness

Já se questionou porque é que o seu esforço no ginásio não tem resultados? Provavelmente ainda comete alguns destes erros.

Com o constante evoluir da ciência e de todos os conhecimentos que envolvem o mundo do desporto e do fitness, foi possível desmistificar alguns mitos sobre exercício físico.

Fomos à procura dos maiores e mais populares mitos sobre fitness e desvendamos toda a verdade.

Agachamentos prejudicam os joelhos

Tal como acontece com o exercício peso morto, o agachamento é um dos melhores exercícios que se pode realizar, até porque envolve a força e a coordenação de mais de 200 músculos do seu corpo.

Este exercício fortalece a grande maioria dos músculos das pernas, sendo uma forte ajuda para quem quer correr mais rápido, saltar mais alto e melhorar a sua flexibilidade, mobilidade e agilidade.

Assim, a forma como as pessoas realizam os agachamentos, como se posicionam no exercício e as cargas que utilizam, é que podem despoletar lesões nos joelhos ou em outras partes do corpo, como as costas. No fundo toda a componente técnica deve estar dominada.

Os agachamentos, quando realizados da forma correta e com a supervisão adequada, não só são seguros, como podem ter um efeito protetor contra as lesões no joelho.

Desde que utilize a técnica adequada no agachamento, este exercício não coloca as suas costas ou joelhos em risco de lesão.

Conheça alguns dos erros mais comuns deste exercício aqui

Necessito de fazer muitos exercícios abdominais para ter os músculos da barriga salientes

De uma vez por todas, não são as centenas de abdominais que vão deixar a sua barriga lisa ou com os músculos proeminentes.

A forma como se alimenta é fundamental para evitar a acumulação de gordura corporal localizada na barriga. Desta forma, a nutrição é o fator número um neste objetivo.

Para perder gordura é necessário ingerir menos energia/comida do que aquela que gasta na sua atividade diária e no exercício físico.

Quanto ao exercício físico, dê preferência aos movimentos compostos como agachamentos, peso morto, burpees, pois utilizam uma maior quantidade de massa muscular na sua realização e consequentemente gastam mais energia.

Não se trata de perder gordura localizada, mas sim de a perder em todo o corpo. Lembre-se ainda que os depósitos de gordura na cintura são dos últimos a desaparecer. Alguns treinos para perder a gordura

O treino de força ou de pesos faz mal à saúde

Existem ainda muitas pessoas, principalmente mulheres, que associam o treino de pesos ou musculação aos culturistas, tendo receio de ficar muito “musculadas”, e com aspecto masculino.

Além disso, este tipo de treino está ainda associado ao consumo de suplementos que muitas vezes é comparado a drogas de rendimento.

Mais um mito. Qualquer pessoa que queira melhorar a sua capacidade funcional e a sua longevidade deve treinar a força! Se há algo que traz benefícios à saúde (quando corretamente realizado), e que deve ser utilizado com maior frequência é o treino com pesos.

Seja para a melhoria da performance ou para a prevenção e tratamento de doenças metabólicas. Existem cada vez mais estudos a concluir que este é um tipo de exercício com inúmeros benefícios para a saúde, especialmente para pessoas mais velhas, combatendo a osteoporose.

As mulheres podem ficar descansadas, o aspeto masculino não acontece repentinamente e muitas vezes provêm de substâncias ilegais (esteroides anabolizantes) utilizadas para acelerar os resultados.

artigo do parceiro:

Comentários