Dicas para não desistir do ginásio

A importância da prática de exercício físico para a nossa saúde e bem-estar é já há muito tempo conhecida. No entanto, muitas pessoas continuam a ter dificuldade em manter uma rotina de hábitos saudáveis.

Foi publicado pelo jornal médico The Lancet, um estudo que mostra que o sedentarismo pode ser tão prejudicial como fumar, representando 9% das mortes anuais no mundo. Deixamos aqui algumas dicas que o vão ajudar a manter o foco:

1 – Pare de inventar desculpas – Deixe de se concentrar no problema e foque-se na solução. Tudo se trata de programação mental. Em vez de arranjar desculpas pela falta de tempo, excesso de trabalho ou compromissos familiares, arranje soluções.

2 – Faça o que puder – Não vai ter tempo para fazer os exercícios físicos que estão no seu plano? Não se preocupe. Faça o que conseguir. Se tiver apenas 20 minutos livres, exercite-se. Estudos afirmam que apenas 20 minutos de atividade física, são suficientes para trazer benefícios para a sua saúde física e mental.

3 – Aprenda a gerir o seu tempo – Não consegue cumprir o seu plano de exercícios de uma vez só? Divida o seu treino e arranje dois horários ao longo do dia que seja possível para si.

4 – Assuma esse compromisso – O exercício físico é uma necessidade. Encare o treino como outra rotina qualquer do seu dia-a-dia, como ir trabalhar e escovar os dentes.

5 – Minimize os obstáculos – Pare de colocar barreiras na prática de hábitos saudáveis. Inscreva-se num ginásio perto de casa ou do trabalho, ande a pé no jardim junto à sua casa ou na sua hora do almoço no trabalho. Opte por desportos que gosta, dessa forma irá manter-se mais motivado.

6 – Estabeleça pequenas metas – Comece com pequenos objetivos. Sempre que alcançar um objetivo, coloque um novo desafio a si mesmo. Se falhou alguma meta, não desanime e procure uma solução. Se programou ir ao ginásio três vezes por semana e só foi uma, nos restantes dias opte por fazer uma caminhada. Sempre que arranjar soluções para os obstáculos, irá sentir-se mais motivado.

7 – Foque-se no seu bem-estar – Estabeleça o objetivo e imagine como ele irá mudar a sua vida. Sempre que se sentir desanimado, lembre-se dele.

8 – Registe os seus hábitos saudáveis – Registe os seus exercícios, a sua alimentação, o seu peso, o seu sono e os seus níveis de stress. Fazendo um diário, mantém-se motivado, com vontade de se superar constantemente, ajudando-o a perceber os seus progressos e o que é necessário mudar.

9 – Utilize o equipamento certo – Se quer que o seu treino seja eficaz e sem lesões, tenha em conta a roupa e o calçado. Hoje em dia existem várias opções adaptadas a cada tipo de desporto.

10 – Crie uma playlist animada – Fazer exercícios ao ritmo de música, aumenta em 15% o seu rendimento e diminui em 10% a sua perceção de esforço.

11 – Arranje uma companhia – Um estudo feito pela Universidade de Medicina da Pensilvânia, afirma que quando nos exercitamos com companhia obtemos melhores resultados. Esta escolha deve ser inteligente. Não escolha a sua amiga que anda desde a 4ª classe a dizer que é hoje que

se vai inscrever no ginásio e ainda continua sentada no sofá a ver televisão. Desafiem-se e motivem-se.

artigo do parceiro:

Comentários