Tirar macacos do nariz é feio mas até pode fazer bem à saúde

Aquilo que comummente é interpretado como um sinal de falta de educação e de boas maneiras pode afinal ser benéfico para a saúde, embora essa questão não seja consensual na ciência.

Segundo um estudo da Sociedade Americana de Microbiologia, tirar macacos do nariz pode ser saudável, porque o muco pode fornecer benefícios para a saúde, sobretudo para a saúde oral.

O estudo conclui que o muco contém mucinas salivares que formam uma barreira contra as bactérias responsáveis pelas cáries. Por outro lado, a investigação salienta que essas proteínas glicosiladas podem ser úteis na defesa contra infeções respiratórias.

Um outro estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry constatou que 90% das pessoas costumam mexer no interior do nariz regularmente.

Já uma investigação científica da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, afirma que o muco existente no nariz - e que apanha germes antes destes conseguirem invadir o corpo - pode ajudar o sistema imunitário a desenvolver-se, ao criar uma barreira imunitária contra esses microrganismos.

Perigos

Ainda assim, Erich Voigt, otorrinolaringologista da Universidade de Nova Iorque, explica ao Tech Insider que à medida que se remexe no interior do nariz, as unhas causam pequenos arranhões na cavidade nasal.

Essas feridas sangram e o sangue torna-se alimento para germes, aumentando o risco de infeções.

Já um estudo da Universidade de Cambridge sugere que as pessoas que não largam o nariz são significativamente mais propensas a desenvolver infeções por Staphylococcus aureus, causa comum de abcessos, doenças respiratórias e intoxicações alimentares.

10 coisas que fazemos na casa de banho e que não devíamos

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários