Quer engravidar? Siga esta dieta

Sabia que a alimentação pode afetar a sua fertilidade?

Um estudo efetuado por pesquisadores da Harvard Medical School, propõe uma série de alimentos benéficos para o sistema reprodutor, ao qual intitularam de “dieta da fertilidade”. Para além de aumentar a probabilidade de gestação, esta dieta também fortalece o sistema imunitário.

Dica nº1 – Ser saudável é fundamental

A proposta passa por uma reeducação alimentar, substituindo alimentos por outros. Esta mudança no cardápio tem como consequência um aumento da qualidade das células do óvulo e do espermatozoide, para além de que a mulher poderá desfrutar de um organismo mais saudável e funcional.

Alimentos a evitar:

Café - Segundo a American Pregnancy Association, a cafeína dificulta a absorção de ferro e cálcio, podendo comprometer a capacidade de engravidar.

Refinados – Tais como pão, massas e bolachas à base de farinha de trigo devem ser consumidas com moderação. O fitoesterol presente nestes alimentos pode interferir no estrogénio, hormona feminina envolvida no processo de ovulação.

Doces e alimentos gordurosas – Estes alimentos devem mesmo ser evitados.

Alimentos a consumir:

Vitaminas e minerais – Se quer engravidar, deve apostar numa dieta rica em vitaminas e minerais. Entre eles as vitaminas A, B, B6, B12, C, D e E, ácido fólico, selénio e zinco. Aposte em alimentos ricos nestes nutrientes, tais como verduras, carnes magras, peixes, oleaginosas, ovos, cereais e leite.

Dica nº 2 – Exercício físico é fundamental

Se quer engravidar, o exercício físico é outro hábito que deve inserir no seu estilo de vida. A prática regular de atividade física reflete-se na saúde do organismo e na qualidade da gestação.

Mulheres que praticam exercício físico regular, recuperam mais rapidamente do peso que ganha durante a gravidez. Estudos comprovam que mulheres que já praticam exercício físico, durante a gravidez têm menos dores musculares e nas articulações, para além de apresentarem um sistema circulatório mais ativo, reduzindo a probabilidade de sentir tonturas ou de ter inchaços.

Veja aqui os melhores exercícios a praticar durante a gravidez.

artigo do parceiro:

Comentários