10 curiosidades científicas sobre a água

Mais de 1,1 mil milhões de pessoas, ou seja, 18% da população mundial, não têm acesso a fontes de água seguras, segundo a Organização Mundial de Saúde. São os países em vias de desenvolvimento que mais sofrem com o problema. Conheça, em baixo, 10 curiosidades científicas sobre a água.
  1. Existem cerca de 1,5 mil milhões de quilómetros cúbicos de água na Terra - 1,5 mil milhões de biliões de litros, ou 800 triliões de piscinas olímpicas.
  2. 97% da água da Terra é salgada. 2,1% encontra-se em calotes polares e menos de 1% está disponível como água doce.
  3. O corpo humano é composto por 60% a 70% de água. Esta percentagem muda em diferentes momentos da vida: um feto humano é constituído por 95% de água nos primeiros meses, chegando a 77% de água no nascimento. Numa pessoa de 70kg, existem 42 litros de água.
  4. No momento em que uma pessoa começa a sentir sede, o seu corpo já perdeu 1% da sua quantidade total de água.
  5. A água quente congela mais depressa que a água fria. Este é conhecido como o Efeito Mpemba e não há uma explicação científica para tal.
  6. Um duche de cinco minutos utiliza 200 litros de água.
  7. Uma descarga do autoclismo usa cerca de oito litros, mais ou menos o mesmo que utilizamos para lavar os dentes quando deixamos a água a correr.
  8. São necessários 200 litros de água para produzir os grãos de café necessários para uma chávena.
  9. Meio litro de cerveja utiliza 150 litros de água para ser produzida.
  10. Um quilo de algodão, suficiente para uma t-shirt e umas calças de ganga, precisa de 10.000 litros para ser produzido.

Vai pensar melhor da próxima vez que abrir a torneira, não vai?
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários