No Natal surpreenda a família com as receitas da dieta alcalina

Que tal surpreender a sua família neste natal com uma ceia com sugestões assentes na dieta alcalina? Com os alimentos certos poderá ter uma mesa recheada e saudável. As sugestões são da nutricionista Rita Boavida.

“Menos café, refrigerantes, sal e açúcar, mais fruta, legumes, sementes, grãos, tubérculos, chás, sumos”, este é um conselho que Rita Boavida deixa a quem pretende iniciar uma dieta menos ácida e mais alcalina.

É a própria Rita quem explicava em entrevista ao SAPO Lifestyle do que falamos quando abordamos a alcalinidade: "O pH é uma forma de medida, que nos indica a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de tudo aquilo que está à nossa volta. Tudo depende do valor de pH, o mar, a terra, a nossa pele e o nosso organismo. Se houver um desequilíbrio grande no pH seja no mar ou na terra, os alimentos não crescem, os peixes morrem. Com esse desequilíbrio o nosso corpo também pode sofrer. Na prática o pH mede-se numa escala que vai de zero a 14. Vamos supor que uma solução tem um pH abaixo de sete. Nesse caso é ácido. Se o valor for superior a sete, será alcalino. Igual a sete, é neutro como, por exemplo, a água pura".

Por duas vezes, a nutricionista, deixou aos leitores, em formato livro, esta sua mensagem. Primeiro em 2016 com o título “O Fator pH”, mais recentemente, em 2017, “As Receitas do Fator pH”, ambos com a chancela da Manuscrito Editora.

Duas obras que sugerem ao leitor uma mudança na alimentação. Sem radicalismos, mas com equilíbrio. Uma alteração que pode ser extensível aos momentos de festa e partilha, tal como Rita traduz nestas sugestões que deixa no SAPO Lifestyle para a mesa de Natal.

“Na confeção das receitas típicas desta época festiva inclua alimentos alcalinos como as avelãs, as amêndoas, as passas, os figos secos, o coco, o leite de coco, a bebida de amêndoa, as castanhas, as frutas, os legumes, as especiarias, as ervas aromáticas, as algas, as batatas ou a mandioca”, sublinha a nutricionista.

PARA SERVIR COMO ENTRADA:

Tostas de batata-doce com queijo de cabra e mel:

[Clique na imagem para ver a receita]

Tostas de batata-doce com queijo de cabra e mel

 PARA PETISCAR DURANTE A NOITE:

Amêndoas e avelãs de chocolate

[Clique na imagem para ver a receita]

Amêndoas e avelãs de chocolate

UMA SOPA RECONFORTANTE:

Sopa de tomate assado no forno

[Clique na imagem para ver a receita]

Sopa de tomate no forno

PARA SERVIR COMO PRATO PRINCIPAL:

Empadão verde de atum

[Clique na imagem para ver a receita]

Empadão verde de atum

PARA SERVIR COMO SOBREMESA

Cheesecake de lima

[Clique na imagem para ver a receita]

Cheesecake de lima

artigo do parceiro:

Comentários