Sabe como pode criar o seu estilo?

Dicas de estilo da consultora de imagem e blogger Rita Carvalho.

Estar na moda significa ter estilo? Ou para ter estilo tenho de seguir as tendências de moda? Se ainda tem dúvidas em relação a estas questões, talvez seja importante compreender as suas diferenças, bem como saber como pode desenvolver o seu próprio estilo.

A moda reflete uma forma passageira de se vestir e de se comportar numa determinada época, correspondendo também ao desejo constante de renovação visual. Esta envolve um conjunto cíclico de fatores, como a beleza, interesses, consumo, hábitos, dinheiro, poder e preconceitos. Ou seja, é um fenómeno sociocultural, que espelha os valores da sociedade. Por isso, a moda é uma tendência de consumo do momento, integrando diversos estilos.

O estilo é diferente de moda: vem de dentro para fora. É algo que representa a sua personalidade, o seu gosto pessoal e a sua forma de estar na vida, ou seja, a sua individualidade. Tal como afirmou Coco Chanel: “A moda passa, mas o estilo permanece.” E saiba, ainda, que para ter estilo não tem de usar roupas de criadores, investir em peças de marca ou ter muito dinheiro.

Sabe como pode criar o seu estilo?

[/caption]

Consideradas ícones de estilo, Anna Wintour e Iris Apfel têm uma imagem pessoal, que reflete a sua forma de estar, interesses e estilo de vida. No entanto, é fácil identificar o que as diferencia dos outros e qual é a sua assinatura de marca. Veja aqui “5 Ícones de estilo para se inspirar.”

Como pode desenvolver o seu estilo: 

  • A melhor forma de encontrar o seu próprio estilo é aprender a combinar a sua personalidade com o seu visual. Seja criativa e experimente novas conjugações até encontrar o que resulta para si. O estilo é um processo individual.
  • O estilo não se compra, como a moda, nem está relacionado com as tendências do momento. Este adquire-se ao longo dos anos e evolui, de acordo com o seu estilo de vida e gosto pessoal.
  • Inspire-se nas pessoas que mais admira, quer sejam celebridades ou amigas, e em looks que viu na rua, nos media ou nos blogs. Mas não copie o estilo de alguém, pois será uma imitação. É importante que desenvolva o seu estilo, escolhendo o que mais a valoriza.
  • Seja fiel a si mesma. O objetivo não é seguir a moda, mas sentir-se bem e confortável.
  • Invista em detalhes que façam toda a diferença e funcionem como a sua assinatura de marca, mas que também revelem as suas paixões e interesses. Podem ser uns óculos de massa coloridos ou num formato diferente, usar maxi-acessórios, investir nuns sapatos statement, usar um batom vermelho ou misturar cores e padrões. A escolha é sua.
  • É preciso tempo, paciência e autoconhecimento para criar o seu estilo. Deve aprender a identificar quais são as suas maiores qualidades, o que mais a valoriza e que mensagem pretende transmitir com a sua imagem. Acrescente, ainda, alguns elementos chave, através de acessórios, cores e padrões, incorporando-os no seu estilo pessoal.
  • O seu estilo não tem de ser marcante ou chamar a atenção, mas sim refletir a sua personalidade e gostos, quer sejam clássicos, minimalistas ou extravagantes.
  • Para ter estilo não precisa de ter muito dinheiro, apenas necessita de saber o que realmente combina consigo. O estilo é o que a diferencia visualmente das outras pessoas. Por isso, duas pessoas podem usar a mesma roupa, mas o seu estilo ser tão diferente que o resultado é completamente distinto.
www.instyleland.com

Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.

artigo do parceiro:

Comentários