Peças sem idade

Dicas para que a sua roupa dure muitos anos

A nossa sugestão éque, no final de cada estação, faça uma vistoria ao armário, separe o que tem de ser lavado, cosido, escovado e o que poderá ser dado.

Entretanto, ensinamos-lhe a prolongar a esperança de vida do seu vestuário.

Siga estas digas e conserve as suas peças e acessórios favoritos durante mais tempo.

Roupa delicada

As fórmulas de muitos detergentes contêm aditivos químicos que podem danificar as fibras delicadas. Opte por um detergente natural e amigo do ambiente. Lave as peças de cachemira à mão, com água morna e um sabão suave. Nunca as torça!

Roupa branca e roupa escura

As peças claras devem ser lavadas após cada utilização, mesmo que não estejam sujas, pois a transpiração e o perfume, deixarão manchas amareladas. Se a roupa é escura, a lavagem frequente confere-lhe um aspecto gasto. Lave as calças pretas em ciclos curtos com água fria e seque-as ao ar.

Secador de roupa

O calor excessivo fragiliza as fibras, danificando o tecido. Por isso, reduza o tempo de secagem das peças mais leves (t-shirts, camisas de noite e qualquer artigo que contenha spandex).

Casacos compridos

Segundo Gisèle Scanlon, autora de The Goddess Guide, a esperança de vida de um casaco é de três anos, mas poderá durar muito mais se, no final da estação, o limpar a seco. Pendure-o em cabides largos e resistentes, com ombreiras curvadas.

Carteiras

Se for apanhada por um aguaceiro súbito de carteira de cabedal ao ombro, ao chegar a casa, ponha-a a secar num local escuro, quente e arejado, recheando-a com bolas de papel de seda. Na camurça remova as manchas pequenas com uma escova de cerdas duras em movimentos circulares. Se a camurça tiver um aspecto gasto, utilize uma escova de cerdas de cavalo, cubra-a com pó de talco e volte a escová-la ou aspire-a.

Sapatos

Não os arrume logo após tê-los descalçado e guarde-os em caixas ou sacos próprios (que não os de plástico). Se notar mau odor limpe o interior do sapato com álcool sem molhar o exterior, para evitar manchas. Gisèle Scanlon dá outra dica. Ponha casca de laranja nos sapatos fedorentos e deixe-a lá ficar de um dia para o outro.

Veja na página seguinte: Como proteger as pontas dos seus sapatos

Comentários