Faça você mesmo

Mezinhas caseiras para fazer no conforto da sua casa e tratar da sua pele de forma rápida, prática, barata e eficaz.
créditos: Pixabay

As mezinhas são receitas caseiras, feitas de acordo com sabedorias populares ancestrais, que se acredita possuírem propriedades altamente benéficas e por vezes descuradas pela medicina convencional. Verdade ou não, o facto é que muitas das maleitas de antigamente eram curadas em casa, através de saberes e mezinhas caseiras que passavam de geração em geração.

Como curiosidade é interessante saber que antigamente utilizavam-se teias de aranha para estancar o sangue das pequenas feridas e pequenos panos de algodão para ajudar nas grandes. Um copo de aguardente bastava para fazer parar uma dor de dentes e duas rodelas de batata pousadas alguns minutos sobre as pálpebras acalmavam qualquer dor de cabeça. Quando se tratava de uma ferida na pele, colhia-se uma folha de couve de horta, aquecia-se ao lume, untava-se com azeite e colocava-se sobre a ferida. Para males da alma, como o mau-olhado, as mezinhas eram quase sempre acompanhadas por uma reza ou oração.

Hoje em dia continuam a ser praticadas, tendo passado de geração em geração e são cada vez mais apreciadas pois além do seu consumo não obrigar a grandes deslocações também não obriga a quantias exorbitantes de dinheiro.

Deixamos agora várias mezinhas de beleza para fazer na tranquilidade da sua casa:

1.Face

Para melhorar acne

Faça uma mistura de iogurte, mel e sabão azul e branco e aplique na cara; A papaia que tem muita vitamina A, é um excelente antioxidante e impede excesso de produção de sebo, causador da acne. Amasse metade de uma papaia e passe por todo o rosto, deixe atuar por 20 minutos e depois retire com água; Outra das soluções que pode encontrar em casa é cortar um bocado da batata e passar sobre a pele por 20 minutos. A batata vai ajudar muito na redução do inchaço; Se não tiver batata opte pelo tomate que também é um dos produtos naturais mais eficazes contra o acne e pele oleosa. Esmague ou corte o tomate em fatias muito finas e depois coloque-o na cara, deixando atuar por cerca de 10 minutos. A seguir lave com água tépida.

Para borbulhas pontuais - Faz-se uma papa com bicarbonato de sódio e água e depois espalha-se pelas borbulhas; Se não tiver bicarbonato à mão esfregue um pouco de vinagre.

Pontos negros

Para se ver livre dos tão indesejáveis pontos negros só tem de fazer uma mistura com mel com limão e colocá-la no rosto por 15 minutos. Aplique a máscara duas vezes por semana conforme a quantidade de pontos negros que tem, e irá ver melhorias ao fim de um mês.

Saiba mais na página seguinte

Olheiras

O cansaço, a privação de sono e as excessivas horas de trabalho ajudam muito no desenvolvimento dos círculos negros e dos papos à volta dos olhos mas também há quem as tenha naturalmente. No entanto já há várias soluções para se ver livres delas. Para reduzir o inchaço basta ralar uma batata crua e através da ajuda de uma gaze colocá-los sobre os olhos durante cerca de 30 minutos. Verá como os seus olhos ficam descongestionados.

Para se ver livre dos círculos negros faça umas compressas com chá de camomila ou rodelas de pepino, tudo bastante gelado. Estes irão comprimir as veias da região e diminuir a mancha escura. Se mesmo assim não conseguir atenuar o olhar cansado utilize um bom corretor de olheiras, é milagre garantido.

Comentários