5 dicas médicas para tonificar a pele depois do verão

O excesso de pele depois da perda de peso típica do verão pode ser revertido mas implica uma combinação de um regime diário de cuidados e de tratamentos estéticos. Registe os conselhos dos médicos e cirurgiões plásticos da Clínica Liberty.

1. Comer para a sua pele

Existem dois componentes que ajudam a manter a elasticidade da pele intacta: a elastina e o colagénio. Para conseguir mais destes componentes no seu corpo, incorpore alimentos ricos em proteína na sua dieta como feijão, tofu, queijo, leite, peixe, sementes e nozes. Além disso, é importante também reforçar o consumo de frutas e vegetais frescos.

2. Mantenha a pele hidratada

A pele hidratada não só é mais saudável, como também mais elástica. É necessário beber muita água para compensar a perda existente com a transpiração. Para além disso, um dos efeitos da perda de peso é o aparecimento de estrias. Estas podem até dar comichão devido à secura da pele e, quanto mais coçamos, mais visíveis se tornam. Invista num bom creme hidratante com vitamina E e colagénio, para manter a elasticidade da pele e prevenir o aparecimento das estrias. Adicionalmente, pode também utilizar produtos com aloé vera, manteiga de cacau, manteiga de Karité e soja para aumentar a produção de colagénio.

3. Esfolie à vontade

A ação de um esfoliante estimula o fluxo sanguíneo, que por sua vez aumenta a elasticidade e a saúde da sua pele. Aplicar esfoliantes naturais, como os que possuem sal marinho, é recomendado para ajudar na circulação sanguínea e ganhar firmeza.

4. Ginásio para treinos de força ou pesos

A perda de peso não só ajuda a reduzir a gordura no corpo, mas também leva à perda de massa muscular magra. Procure exercícios que treinem a sua força que o ajudem a combinar perda de peso com um corpo tonificado. Este tipo de treino atua na camada de músculos por debaixo da gordura, que tende a ficar flácida com a perda de peso. É aconselhável a ida ao ginásio pelo menos duas vezes por semana.

5. Invista em tratamentos não-invasivos

Por vezes existem áreas no corpo onde o excesso de pele é mais visível e para as quais a única opção é recorrer a tratamentos estéticos. Procure tratamentos mais inovadores tratamentos que atingem os resultados pretendidos de maneira fácil, indolor e não invasiva de forma geral ou localizada.

  • Para recuperar a firmeza corporal existe um tratamento que surge em alternativa ao convencional lifting cirúrgico. Utilizando ultrassons microfocados de última geração que permitem, de forma não cirúrgica e indolor, resultados significativos. Melhora a espessura dérmica e diminui as rugas.
  • Quanto à elasticidade da pele do rosto, outro tratamento permite não só atingir maior firmeza facial como também melhorar as rugas e através da aplicação de vários componentes como vitaminas, ácido glicólico, ácido hialurónico, entre outros, com recurso a uma técnica inovadora de jato de soro fisiológico de alta intensidade.
  • Se ainda tiver algumas "gordurinhas" difíceis e localizadas que gostaria que desaparecessem, existe um tratamento não-invasivo que se apresenta como uma alternativa segura e eficaz à clássica lipoaspiração realizada pela cirurgia plástica, que esculpe o contorno corporal, tratando a gordura de forma selectiva, sem anestesia, nem cortes ou cicatrizes. Consiste na aplicação localizada de um sistema de frio 360º, cujo objetivo passa por eliminar a gordura através de um sistema de congelação.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários