10 dicas para cuidar das suas mãos

Não vale a pena vestir-se bem se aspetos como o cabelo, mãos ou pés estiverem uma desgraça! Mas, se o cabelo até se pode apanhar e os pés andam mais escondidos, as mãos são um dos seus cartões de visita. Devem parecer cuidadas e saudáveis e não transmitir um aspeto descuidado.

As mãos devem ter cuidados iguais (ou mais) aos do seu corpo, até porque estão sujeitas a mais agressões diárias e têm a pele mais fina, uma vez que possuem menos glândulas sebáceas. Deixamos aqui 10 dicas para ter sempre umas mãos bonitas e hidratadas...

1 – Hidratação
Deverá iniciar logo pela manhã e, durante o dia, o truque é andar com uma pequena embalagem de creme dentro da mala para poder usar sempre que lave as mãos ou ter na gaveta do escritório. Isto não só vai fazer com que as deixe sempre hidratadas como será excelente para as suas cutículas e evitar que estas andem com aquela camada esbranquiçada e mais grossa. À noite pode optar por um creme mais gordo e usar umas luvas.
Preferencialmente utilize produtos humectantes ou emolientes, uma vez que restabelecem a humidade natural da pele ou, caso o problema sejam as manchas devido aos raios solares, deverá usar produtos com ativos despigmentantes.

2 – Esfoliação
Tal como outras partes do corpo, as mãos também acumulam pele seca. Faça uma boa esfoliação, pelo menos uma vez por semana, com movimentos calmos e circulares. Vai ver que ficarão mais lisas e sedosas e prontas para receber o creme hidratante, acompanhado por uma boa massagem.

3 – Protetor solar
É indispensável no corpo todo! O protetor protege da secura, rugas e manchas. Opte por um creme que contenha FPS.

4 – Alimentação e água
As unhas podem conter até cerca de 30% de água e, para as ter fortes e resistentes, aposte numa alimentação rica em
cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A. A água... é essencial!

5 – Sabonete
Evite usar um sabonete comum e substitua por um à base de aloé vera. E, tal como com o nosso corpo, substituir a água quente por morna.

6 – Acetona
É a mais eficaz na remoção do verniz, mas muito agressiva para as mãos e unhas, deixando-as ressequidas, manchadas e enfraquecidas! Utilize um produto mais suave sem acetona na sua composição.

7 – Óleo ou base fortalecedora
Caso tenha unhas quebradiças ou mesmo que sinta que não estão fortes use um óleo ou base de unhas fortalecedora. Podem ser utilizados antes da aplicação do verniz e irá estimular a produção de queratina e proteger.

8 – Unhas amareladas
Para evitar esta situação nada como escolher uma base de unhas branqueadora. Muitas das vezes isto acontece quando se usam esmaltes muitos escuros ou se é fumadora. O uso da base em questão irá evitar as manchas a longo prazo.

9 – Manicura
Se quer unhas mais fortes deverá limar, pelo menos uma vez por semana, para crescerem fortes e saudáveis.

10 – Máscaras
A internet está repleta de receitas práticas e acessíveis para mãos secas. Basta aplicar uma vez por semana e não lhe irá roubar muito tempo.

artigo do parceiro:

Comentários