10 elementos essenciais para um casamento vintage

O antigo está na moda e a inspiração vintage tornou-se num dos estilos mais atuais. Se gosta da ideia de celebrar um casamento vintage, saiba que esta inspiração pode estar presente nos mais variados detalhes, desde a decoração ao vestido de noiva. Hoje deixamos-lhe aqui os elementos indispensáveis para criar este conceito no seu evento.
  1. O local do casamento

10 elementos essenciais para um casamento vintage
créditos: The Quinta - My Vintage Wedding in Portugal

Para entrar no espírito de um casamento vintage é primordial escolher um espaço que contribua para este estilo. Sendo uma das suas características a exploração de pequenos elementos, os salões muito grandes, modernos e luxuosos não serão a melhor opção. O ideal serão espaços retro e com um ambiente mais caseiro e aconchegante.

Por seu turno, trata-se de um estilo mais habitual em casamentos de dia, pelo que deverá escolher locais com jardim e espaços abertos, para que possa haver um maior contacto com a natureza.

  1. A decoração

10 elementos essenciais para um casamento vintage
créditos: The Quinta - My Vintage Wedding in Portugal

Para criar o ambiente vintage da festa, a decoração é o elemento-chave a ser explorado, sendo uma das suas principais características a incorporação de objetos antigos e inusitados, preferencialmente com significado e uma história por detrás para contar.

Para além do mobiliário de estilo clássico que irá recriar uma atmosfera vintage – como sofás antigos e cadeiras em ferro espalhados pelo espaço, gaiolas brancas e arranjos em vasos de estilo mais rococó – os noivos podem “abusar” de relógios, máquinas de escrever, livros, discos de vinil, malas, garrafas antigas, peças de porcelana e outros itens de decoração que estejam relacionados com décadas anteriores.

Distribua também fotografias antigas suas e da sua família, bem como da família do noivo. Para além do ambiente de regresso às raízes, estas recordações vão entreter e emocionar os seus convidados a tentar descobrir “quem é quem”.

  1. Detalhes & Iluminação

10 elementos essenciais para um casamento vintage
créditos: Quinta do Hespanhol

Um dos pontos centrais destes ambientes é o excesso e repetição dos elementos pequenos, a aposta em pequenos detalhes espalhados por diferentes locais da festa e que, assim, formam composições. Por isso, os elementos grandes e chamativos ficam de fora num casamento vintage.

Na hora de escolher estes objetos, lembre-se que devem remeter ao antiquado, aos itens que lembram a casa da avó, sejam toalhas rendadas ou bordadas (da família, porque não?), porcelana, prataria, lã, madeira antiga e metal desgastado, etc.

Para a iluminação, sem dúvida que as velas, castiçais e luzes de jardim são uma excelente ideia, assim como tudo o que possa dar luz à sua cerimónia. Pense também fora da caixa e utilize objetos do dia-a-dia que possam servir para colocar velas, fazer candeeiros ou castiçais. Não é necessário gastar muito dinheiro, os frascos de doce ou de leguminosas fazem maravilhas num casamento vintage.

  1. As cores

As cores que farão sucesso se escolher este estilo são os tons pastéis, dando destaque merecido ao branco, beges, verdes e sobretudo ao dourado, que pode ser usado à vontade em pormenores como os talheres ou castiçais. Os tons de cinza, o amarelo, o lilás e nude rosado são também os mais utilizados.

Comentários