Pare já o efeito build-up

Acabe de vez com trabalho desnecessário ou de gastar dinheiro em produtos que não irão nutrir efeito.

Usa champôs, amaciadores, máscaras, leave-in ou outros produtos e não sente nenhum efeito? Pois bem, provavelmente sofre do efeito build-up. Este não é nada mais nada menos que o acumular de resíduos no cabelo que, devido à má utilização dos produtos, formam uma barreira protetora nos fios de cabelo, impossibilitando que os mesmos fiquem bonitos e saudáveis.

Um cabelo com aparência opaca, pesada, frágil e sem vida, onde nota que nenhum produto que usa faz diferença, é um claro sinal que sofre deste efeito. O uso de determinados produtos e a lavagem deficiente formam uma película à volta dos fios e não deixam que os produtos que supostamente servem para ajudar, atuem e penetrem na fibra capilar. E, para além da aparência acima descrita, os dias em que acorda com um cabelo terrível começam a ser diários, até porque também começa a ficar com o cabelo ressequido, com frizz e sem nenhum tipo de brilho e movimento, sendo quase impossível domar as madeixas. Não obstante, é inevitável que o couro cabeludo comece a descamar e com comichão. Saiba quais as recomendações para que tal não aconteça e, mesmo não sofrendo do efeito build-up, nada como certificar-se que está a fazer o correto.

Champô
O ideal é que comece por substituir o seu champô por um anti-resíduos, já que este tem a habilidade de remover o excesso dos produtos acumulados nos fios. É conveniente que o use diretamente no couro cabeludo (a bem da verdade, qualquer champô só deve ser usado nesta zona para não ressecar o restante cabelo) massajando suavemente, mas evite a quantidade nos fios, uma vez que estes champôs retiram a oleosidade natural. Caso tenha cabelo oleoso use somente uma vez por semana e se for seco utilize a cada 15 dias.

Amaciador
Ter especial atenção à forma como coloca o produto. Os amaciadores devem ser aplicados apenas do meio do comprimento às pontas. Massaje bem, aguarde uns minutos para que possa agir o necessário e enxague como deve de ser para garantir que o produto foi totalmente removido. O mesmo se passa com as máscaras.

Leave-in
Estes produtos ajudam a modelar e a domar certos tipos de cabelo, como por exemplo os encaracolados. Sem dúvida que são uma excelente ajuda, mas o problema consiste em serem produtos sem enxague logo, são grandes causadores do efeito build-up. Se não é capaz de viver sem os leave-in opte pelos que são compostos de ingredientes solúveis em água, ou seja, que tenham na sua composição ingredientes à base de óleos vegetais, poliquarténio e silicones derivados do silício. São de evitar os que são de difícil remoção com a lavagem, por isso risque os que têm na composição petróleo, como ciclometicona e dimeticona.

Cronograma capilar
Caso sinta que não está a conseguir lidar com o problema, nada como procurar a ajuda de um especialista. Seja num cabeleireiro ou em alguma loja da especialidade, ser-lhe-á indicada uma técnica, específica ao seu tipo de cabelo, de cuidados capilares cujo objetivo é repor os nutrientes perdidos naturalmente pelo cabelo devido às agressões do dia a dia ou processos químicos. As etapas por norma são 3 e baseiam-se na hidratação, nutrição e reconstrução. Isto irá proporcionar-lhe um cabelo forte, macio e brilhante.

artigo do parceiro:

Comentários