Ter irmãos faz bem à saúde e não só

Fazem-nos a vida negra e são os nossos melhores amigos. Conheça alguns dos benefícios de ter irmãos.

siblings, brothers

Promovem o altruísmo: Ter um irmão ajuda a desenvolver simpatia, o gosto pelo mais próximo, o altruísmo e a compaixão. Com base em relações entre irmãos de mais de 300 famílias, investigadores descobriram que ter uma boa relação com o irmão ou irmã promove ações de altruísmo, principalmente entre rapazes.

Favorecem a interação social no trabalho ou escola: Ter um irmão é sinónimo de discussão. Alguns estudos falam em dez discussões por hora entre irmãos em determinadas idades. Embora tal facto possa ser um pesadelo para os pais, a interação com o irmão ou irmã potencia o desenvolvimento das capacidades sociais, o que pode é fundamental no percurso académico e profissional.

Melhoram a saúde mental: Investigadores da Brigham Young University descobriram que as irmãs ajudam a estimular a atividade cerebral. Por outro lado, as discussões e às vezes lutas - sim lutas - entre irmãos ajudam a desenvolver a mente e o comportamento, sobretudo no que toca ao controla das emoções, diz Abigail Wise da revista RealSimple, da Time. Porém, um estudo publicado em setembro pela Universidade de Oxford, mostra que o bullying causado por irmãos pode potenciar o risco de depressão grave durante a idade adulta. Portanto irmãos, portem-se bem.

Aumentam a sensação de felicidade: Ter um irmão significa partilha. E significa companhia. Nunca se está sozinho, tem-se sempre alguém com quem contar e em quem confiar. Um verdadeiro irmão ou irmã está sempre "por perto", para o bem e para o mal. Ajudam a resolver conflitos e ajudam a rir dos problemas.

Ensinam-nos a lidar e interpretar melhor a vida amorosa: Isto acontece particularmente entre irmãos de sexo oposto. Tal pode ser extremamente vantajoso, porque ensina desde muito cedo a lidar com os diferentes géneros, conclui Susan McHale da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Ajudam a manter a forma física:  Os irmãos ajudam-nos a mantermo-nos ativos. Um estudo divulgado pela revista Time mostra que 43% dos inquiridos afirmam que são os familiares e amigos que ajudam a ter um estilo de vida saudável. E afinal a competição será sempre um lugar comum entre irmãos.

Potenciam uma vida mais longa: Uma investigação da PLoS Medicine mostra que quem não têm hábitos sociais morre sete anos e meio mais cedo do que aqueles que mantêm laços fortes com amigos e família.

Como dormem os casais que estão à espera de bebé?

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários