Por que é que o Ruca é careca?

No Dia Mundial do Careca, que se comemora a 14 de outubro, destacamos a personagem infantil Ruca e desmistificamos a eterna questão: por que é que o Ruca é careca?

Durante vários anos especulou-se sobre a cálvice do Ruca, um menino de 5 anos, que começou por fazer sucesso primeiro em livro e depois numa série televisiva infantil.

Uns diziam que era porque o Ruca sofria de cancro, outros afirmavam que a personagem tinha sido criada a pensar nas crianças que sofriam desta doença.

Mas nenhuma das especulações está correta, e a explicação é muito simples, de acordo com o site oficial do Ruca.

Com base nos livros criados pela Editora Chouette, o Ruca surgiu inicialmente como um bebé de nove meses de idade. À medida que ia crescendo, os produtores da editora e da série de televisão descobriram que ele se tornava irreconhecivel aos olhos das crianças, quando lhe era adicionado cabelo. Por isso, decidiu-se manter o Ruca careca para que o público infantil o reconhecesse sempre e a sua identidade não fosse alterada.

"Apesar da calvíce do Ruca poder torná-lo diferente, esperamos que ajude as crianças a entenderem que ser diferente não só é bom, como normal", pode ler-se no site.

Por outro lado, o nome original da personagem Caillou tem a ver com médicos e crianças. A autora da personagem, Christine L’Heureux, quis homenagear a psicanalista e pediatra francesa Françoise Dolto (1908-1988), que foi uma das primeiras mulheres a realizar psicanálise em crianças e que teve um grande impacto na educação das crianças no seu tempo. A palavra "caillou" em francês significa "pedra" e a referida médica pedia aos seus pacientes de palmo e meio que lhe dessem uma pedra como forma de pagarem as consultas, um gesto que fazia parte de uma pesquisa levada a cabo pela psicanalista que queria realçar o respeito pela criança enquanto pessoa.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários