Miss Nereida Lobo promove em Cabo Verde projeto social “Um brinkedo pa um sorriso”

Em Cabo Verde para promover mais uma iniciativa social, a Miss Africa USA 2016-17, a cabo-verdiana Nereida Lobo, falou ao SAPO sobre o novo projeto social.
créditos: CM

Depois de em maio de 2017 ter feito uma distribuição de materiais escolares para crianças nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava, a ONG Little Crowns onde Nereida Lobo é membro fundador, juntou-se à "CV Vacation & Services" para promover um novo projeto projeto social - “Um brinkedo pa um sorriso” ('A toy for a smile').

“O nosso objetivo é todos os anos trazer donativos para o ICCA (Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente) e para um jardim infantil (situado no Palmarejo Grande)”, explica a jovem.

A recolha dos donativos desta primeira iniciativa foi feita em Washington DC, onde o projeto contou com o apoio da Embaixada de Cabo Verde nos EUA, bem como da comunidade cabo-verdiana nesse país. A recolha foi feita igualmente em Boston e New Jersey.

“Levamos cerca de dois meses a fazer a recolha”, explica e acrescenta que no total foi possível encher três “bidons” de brinquedos e trazer igualmente 3 bicicletas.

Luís Landim da "CV Vacation & Services", que é parceira desta iniciativa, explica que o objetivo é ajudar a comunidade e fomentar a cultura de “give back”. “Queremos contribuir para a nossa comunidade”.

O objetivo era fazer a entrega dos donativos arrecadados às instituições beneficiárias antes do Natal, mas a carga ficou retida na alfândega durante a época festiva.

Segundo explicam os promotores “é possível contribuir para o projeto entrando em contacto com os promotores via as redes sociais”.

Perfis

Nereida Lobo nasceu na Brava, mas aos 11 anos mudou-se para os Estados Unidos da América.

A jovem de 25 anos é formada na área de psicologia pela Universidade Adventista de Washington.

Vencedora do título Miss Africa USA 2016-17, a jovem pretende ajudar crianças não só em Cabo Verde como no continente africano, nomeadamente através da ONG Little Crowns (Pequenas Coroas), e quer "continuar a ter impacto na vida das crianças".

No âmbito da Little Crowns, Nereida Lobo deslocou-se não só a Cabo Verde, mas também esteve no Gana em novembro de 2017, onde fez a entrega de materiais escolares a cerca de 200 crianças.

Nereida Lobo no Gana
créditos: Reprodução Facebook

No mês seguinte, a Little Crowns promoveu uma gala de angariação de fundos, em Washington DC.

Para 2018, a organização tem em agenda deslocações aos Camarões e ao Togo.

“O Miss Africa USA foi uma oportunidade que me abriu portas para outras coisas. Quero continuar conhecer outros países e a ajudar as crianças”, diz Nereida, que trabalha atualmente na "CV Vacation & Services", e que continua a apostar na carreira de modelo.

A empresa na área de e-commerce "CV Vacation & Services" surgiu há cerca de dois anos pela mão de cabo-verdianos residentes nos EUA, nomeadamente, Luís Landim, 32 anos, e Michael Gomes, de 41 anos.

Oferece uma série de serviços, quer a nível de viagens de lazer, quer de negócios, para a comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos e faz também a promoção de Cabo Verde como um destino turístico.

“Fazemos grupos específicos para grandes eventos como festivais, épocas festivas, por exemplo”, explica Michael Gomes.

Comentários