Sabia que a partir do 5º mês de gravidez o bebé já consegue franzir a testa e chupar no dedo?

Conheça este e outros desenvolvimentos e alterações que acontecem ao longo dos 9 meses de gravidez.

Numa viagem que dura, em média, aproximadamente 40 semanas e dez meses lunares, a gravidez contabiliza-se desde o primeiro dia da última menstruação. À medida que as últimas semanas passam, a chegada do bebé torna-se cada vez mais real, sendo que é importante todo o conhecimento e preparação desde a fecundação até ao nascimento.

Durante o período de gestação, todos os momentos são preponderantes na formação do feto.

Vejamos o desenvolvimento do bebé mês a mês:

1º Mês – Período em que se dá a Fecundação. Através da união entre o óvulo e o espermatozoide, origina-se o zigoto, que posteriormente se instala no útero após uma série de divisões celulares.
Neste momento, começa a formar-se a placenta, envolvendo o embrião com o líquido amniótico que, além de alimentar o embrião, protege a mãe caso esta sofra uma queda.

2º Mês – Formam-se o sistema nervoso e os aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. O embrião chega aos 4 centímetros e pesa cerca de 5 gramas. O coração começa a ficar mais acelerado chegando às 150 batidas por minuto.

3º Mês – Introduz-se o período fetal, assinalado pelo desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés. Todos os órgãos internos começam a ganhar forma e, até ao fim do mês, o feto medirá aproximadamente 14 centímetros.

4º Mês – A partir da 16.ª semana a mãe começa a sentir os primeiros movimentos do bebé, sendo que até às 22 semanas o feto atingirá um comprimento de 15/16 centímetros e pesará cerca de 95 gramas. Surgem as perceções da alteração de luzes e diferenciação de gostos amargos e doces.

5º Mês – Menino ou menina? Ao 5º mês formam-se as trompas e o útero nas meninas e os órgãos genitais dos meninos que podem ser vistos através de ecografia. O bebé tem cerca de 25 centímetros e pesa cerca de 245 gramas. Já consegue franzir a testa e chupar o dedo.

6º Mês – A medir entre 30/32 centímetros, consegue reconhecer sons externos, especialmente a voz e a respiração da mãe. Os lábios e as sobrancelhas ficam mais visíveis e as pontas dos dedos apresentam sulcos que se tornarão as impressões digitais.

7º Mês – Dentro do útero, boceja e abre os olhos, dorme e movimenta-se. Os órgãos internos continuam a crescer e o bebé ouve e reage a estímulos sonoros, como músicas e conversas.

8º Mês – Nesta fase da gravidez, mede entre 40 a 45 centímetros e começa a preparar-se para o parto – de cabeça para baixo. Para ajudar a manter a temperatura depois do nascimento, uma camada de gordura começa a formar-se sobre a pele. Os pulmões estão quase prontos e os ossos ficam mais resistentes.

9º Mês – Com aproximadamente 3500 gramas, todos os órgãos estão completamente formados e ele já consegue controlar a respiração. Aproximadamente, durante a 40ª semana, estará pronto a nascer.

A gravidez e o nascimento de um bebé, são momentos e motivos de grande alegria para os novos pais. Ao mesmo tempo, instala-se alguma incerteza e ansiedade, sendo que a passagem para uma relação a três ou mais, implica um período de adaptação que é imprescindível para a saúde e bem-estar de toda a família no futuro.

Texto Bebé Vida

Facebook

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários