Sabe o que é cerclagem na gravidez?

Qualquer pai deseja que uma gravidez seja o mais natural possível e tranquila, mas por vezes há percalços que não se podem evitar, nomeadamente em casos cuja mulher corre riscos de aborto ou de um parto prematuro.

Cerclagem é, nada mais nada menos, do que a colocação de um fio de sutura (um género de pontos) de forma a impedir a dilatação do útero antes do momento expectável. Tal como a própria derivação da palavra francesa, cerclage, o que se pretende é que a zona fique robusta, como que criando um cerco. Este procedimento vai conseguir com que se gere colagénio ( responsável pela cicatrização ou regeneração) no colo do útero tornando-o mais forte.

Este tipo de cirurgia é indicada e recomendada para quando há suspeitas de dilatação do útero (incompetência istmo-cervical) enquanto ainda está a decorrer o tempo de gestação, sendo que deverá ser realizada entre a 12ª e 16ª semana. Não obstante, também se recomenda a cerclagem a mamãs cujo histórico envolva abortos tardios, geralmente acima das 16 semanas, ou em casos de colo uterino menores que 3cm de comprimento.

Comentários