Depois do parto, sabe quando pode voltar a ter sexo?

Durante a gravidez não existe problema nenhum, na maior parte dos casos, do casal manter a sua atividade sexual, no entanto após o parto, as coisas não são bem assim e vamos revelar-lhe o porquê.

São necessários 40 dias até a mulher estar pronta para ter relações sexuais novamente, após o parto. O chamado resguardo, acontece independentemente de ser um parto normal ou cesariana e deve ser respeitado, para que a mulher não ganhe nenhum tipo de infeção.

Este tem a duração de 40 dias, porque é o tempo que o útero demora a estar totalmente recuperado, cicatrizado e de volta ao seu tamanho normal, e pode ser designado de puerpério. Se tiver relações durante este processo, isso pode implicar sérios riscos para a sua saúde interna. Isto acontece porque como o útero e a placenta ainda não estão repostos, os vasos sanguíneos encontram-se mais fragilizados e por isso, a entrada de bactérias está muito facilitada.

A doença mais comum resultante desta infeção é a endometrite, esta pode causar a perda do útero e até mais grave, a morte. Para que isto não aconteça, é muito importante que o seu parceiro saiba esperar e esteja a par de todos os problemas que podem acontecer, se fizerem sexo logo a seguir ao parto. Faça questão que ele esteja presente em todas as consultas e mesmo após os 40 dias, só façam sexo se tiverem a permissão do médico.

Leia mais: Porque é que cai tanto cabelo depois do parto?

Sabe quantas vezes precisa de fazer sexo para engravidar?

artigo do parceiro:

Comentários