Calculadora de gravidez

Ao calcular o tempo da sua gravidez, ficará a saber mais informações sobre a mesma. Para tal, descubra como pode contar o tempo da sua gestação e realize um bom acompanhamento da mesma.

Qual a primeira coisa que as futuras mães querem logo saber? Há quanto tempo estão grávidas. O facto de se saber esta informação, a futura mãe consegue perceber melhor os sintomas e as fases da sua gravidez (que são diferentes em cada altura e fase). Para tal, as grávidas recorrem à calculadora de gravidez, realizando pequenas contas.

Para um bom acompanhamento da sua evolução contínua, é necessário que fique atenta à duração da sua gestação. Uma das maneiras de o fazer, é a partir de uma conta básica através da calculadora de gravidez. Assim, manter-se-á informada acerca da quantidade de dias que esperará pelo bebé. É através desse conhecimento acerca do tempo, que a futura mãe é capaz de fazer um bom acompanhamento, bem como ficar mais calma ao passar por cada fase. Por exemplo, sintomas como enjoos na gravidez conseguem ser explicados (têm uma razão para acontecerem) se se souber o tempo em que estão a acontecer. Basta saber a semana em que esses acontecimentos têm lugar, para que fique mais informada sobre eles e o porquê de acontecerem.

O primeiro passo para descobrir o seu tempo de gestação é conhecer bem o seu ciclo menstrual. A duração total da gestação normalmente é de 40 semanas, sendo que o seu início conta a partir do primeiro dia da última menstruação até ao parto. Sabendo esses pormenores, chegará a aproximadamente 280 dias. Caso precise de ajuda para descobrir, peça auxílio ao médico ginecologista que a irá acompanhar na fase pré-natal. No entanto, deixamos-lhe algumas dicas afim de desvendar o que tanto anseia.

Faça as contas:

1- Saber a data do primeiro dia antes da última menstruação;

2- Perceber quantos dias já passaram, desde o primeiro dia antes da última menstruação até ao dia atual;

3- De seguida, divida o número de dias contados por 7.

Calcule o dia do parto:

1- Contar os dias que se passaram (usando a conta anteriormente referida);

2- Subtrair 280 do anterior número (de dias contados). O seu resultado mostrará o número de dias que ainda faltam para cumprir a gestação. Se preferir saber o mesmo resultado, mas em semanas, basta 'pegar' no número de dias que faltam para o parto e dividi-lo por 7.

Apesar de as contas serem feitas desta maneira, alguns especialistas não contam com as 2 primeiras semanas de gestação (primeiros 14 dias, desde o inicio da última menstruação). Ou seja, assumem que a gravidez dura 38 semanas e não as 40 referidas anteriormente.

artigo do parceiro:

Comentários