Por que pegamos nos bebés ao colo pelo lado esquerdo? Um estudo explica

Da próxima vez que pegar no seu bebé, tome atenção ao seu instinto. Vai ver que naturalmente irá pegá-lo com o braço esquerdo, ou colocá-lo desse lado quando lhe dá colo. Entre 70% a 85% das mulheres o fazem e um estudo recente explica porquê.

Da pr

De acordo com um novo estudo, o fenómeno, denominado de "preconceito esquerdo", é comum em todo o tipo de mamíferos. Os resultados deste estudo foram publicados na Nature Ecology and Evolution, e onde foram observadas 11 espécies de mamíferos, desde cavalos, baleias e humanos. Todos eles demonstraram uma preferência pelo lado esquerdo, e é o lado direito do cérebro o responsável por tal fenómeno.

"O hemisfério direito do cérebro é o responsável pelo processamento social, como por exemplo, o reconhecimento visual das expressões faciais infantis. A posição de um bebé do lado esquerdo da mãe pode otimizar a monitorização materna, direcionado a informação sensorial predominantemente para o hemisfério direito da mãe", explicam os autores do estudo.

Ou seja, como o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e que o oposto também é verdade, quando segura no bebé à esquerda, o seu hemisfério direito, o tal que é responsável pelo processamento da emoção, faz o reconhecimento facial do bebé mais facilmente.

"Podemos assumir que esta tendência para o lado esquerdo das mães está relacionado com uma maior necessidade de monitorizar a criança quando se encontra num ambiente menos seguro", concluem os autores.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários