Utilidades do detergente da roupa

O detergente da louça não serve só para lavar a louça. É um produto muito útil quando utilizado noutras situações, é uma boa alternativa a alguns produtos tóxicos, é económico, tem um perfume agradável e, por norma, está sempre à mão.

Fique a conhecer aqui outras utilidades e saiba como o pode utilizar no seu dia a dia.

Remover manchas da roupa
Coloque detergente sobre o colarinho das camisas, esfregue um pouco e coloque na máquina. Vai ver que aquela mancha amarelada vai sair. O mesmo acontece com manchas de gordura, inclusive em tecidos frágeis, como a seda. Não obstante, se tiver roupa que não costuma ir à máquina, saiba que o detergente é uma boa alternativa ao detergente em pó. Dilua uma colher na água e ponha a roupa de molho.

Limpar os móveis da cozinha
Para limpar aqueles armários ou bancadas que ficam mais gordurosos basta fazer uma solução de detergente e água morna, pulverizar, deixar atuar uns minutos e depois limpar com um pano húmido e retirar qualquer excesso que fique.

Escovas e pentes
Para retirar a oleosidade e restos de resíduos nas cerdas é só preparar um recipiente com água morna, colocar umas gotas de detergente e deixar os acessórios de molho.

Limpar e dar brilho às jóias
Deverá colocá-las de molho num preparado de água com gás e detergente (este convém ser neutro). Depois de deixar atuar durante uns minutos, esfregue e limpe.

Limpar o motor do carro
Aqui deve usar duas xícaras de detergente e um litro de água. Depois é só enxaguar e limpar.

Eliminar as pulgas nos cães
Alguns produtos anti-pulgas são nocivos aos animais. Uma forma de contornar isso e até de poupar algum dinheiro é lavar o seu animal com detergente. Este vai fazer com que as pulgas sejam eliminadas e que os ovos caiam do pelo. Aguarde uns minutos quando o ensaboar.

Desentupir sanitas
Deite meia chávena de detergente na sanita e aguarde cerca de 15mn. A seguir coloque água quente e espere que a água desça. Ao fim de um tempo puxe o autoclismo para ver o resultado. Por vezes, o processo tem de ser repetido.

Lavar azulejos
Para retirar aquele aspeto baço e gorduroso dos azulejos, nada melhor do que uma mistura de água morna e duas colheres de detergente.

Eliminar insetos
Em vez de gastar dinheiro em sprays que por vezes são agressivos para nós, que tal experimentar colocar num borrifador duas colheres de detergente e 1lt de água?! Depois é só pulverizar sobre os insetos.

Pulverizar as plantas
Não só vai eliminar qualquer inseto que esteja nas plantas, como vai prevenir novos ataques, uma vez que vai servir como uma película protetora.. Use cerca de 3 gotas de detergente, 1lt de água e pulverize as plantas, sendo que não o deve fazer nas que estão expostas ao sol ou em dias muito quentes.

artigo do parceiro:

Comentários