A que temperatura devo servir os vinhos no verão?

Sim, conforme a estação do ano ou tempo que se faz sentir, os vinhos podem e devem ser servidos a temperaturas ligeiramente diferentes, sendo o mais difícil no verão, manter a temperatura correta ao longo da refeição.

A temperatura recomendada, no verão para os vinhos Tintos desce imediatamente dos clássicos 18 ºC para uns 15 ºC ou 16 ºC. É claro que nem todos os vinhos se compadecem com um serviço a esta temperatura. Vinhos com muita estrutura e taninos vão-se mostrar desagradáveis no palato, os taninos ficam mais vincados, o aroma/sabor fecha, dando pouco ou nenhum prazer ao beber. Por isso tal como muda a roupa no seu roupeiro, entre as duas principais estações do ano, assim deve fazer também com a escolha dos vinhos a comprar/beber.

Verão é sinónimo de roupas leves, mais coloridas, de refeições à base de saladas, grelhados, então se assim é, troque os vinhos com longos estágios em barricas de carvalho e muitos taninos, por vinhos mais ligeiros, aromáticos e de várias cores, isto é, beba também vinhos Brancos e Rosés e já agora Espumantes.

Particular atenção quando beber vinho no exterior, pois a temperatura do vinho no copo, vai subir em flecha. Primeira medida de precaução, não verter muito vinho no copo, segunda, manter a garrafa sempre refrescada, fazendo-se acompanhar de um balde com gelo para qualquer tipo de vinho, Tinto incluído.

Pode também usar as coolers de barro, verta-lhes água e cubos de gelo, e, no momento de usar, despeje e coloque a garrafa de vinho no interior fazendo com que o barro mantenha a temperatura a que o vinho está. No verão tenho sempre uma garrafa de água no frigorífico para usar na cooler, em poucos minutos ela fica pronta a ser usada. Além disso pode colocá-la em cima da mesa, vem habitualmente com um prato, e usar assim como um elemento decorativo à mesa. Outra hipótese é a utilização de mangas refrigeradoras. Durante o verão tenha sempre duas ou três no congelador, prontas a usar.

Estas duas hipóteses para manter a temperatura de serviço dos vinhos, aplico-as particularmente para os vinhos tintos. Para os brancos e rosés recorro ao clássico frapé (balde com gelo).

Mais uma vez, ao servir um vinho branco ou rosé no exterior num dia quente de verão, estes vão subir drasticamente de temperatura no copo. Como tal, sirva este tipo de vinhos igualmente uns 2-3.ºC abaixo do recomendado. De outra forma todo o aroma, isto é sabor, irá dissipar-se na atmosfera e pouco restará no copo para apreciar.

Teresa Gomes
(Sommelier OUT OF THE BOTTLE)

artigo do parceiro:

Comentários