Plantas a salvo durante as férias

Para garantir as necessidades hídricas das suas flores nos períodos em que está ausente, existem várias soluções a que podem recorrer. Algumas delas, além de fáceis, são muito originais!

Se as férias e as ausências mais prolongadas são um problema para si e se não tem uma amiga ou uma vizinha de confiança a quem pode recorrer, não é por isso que as suas flores devem correr perigo. Se lhes der uma ajuda, elas saberão bem tomar conta de si próprias sozinhas. As plantas em vasos, colocadas numa bandeja com gravilha molhada, aguentam poucos dias. Esta é, assim, uma das soluções a que pode recorrer.

Em caso de ausência prolongada, por motivo de férias, por exemplo, convém adquirir um sistema de autorrega que garanta o abastecimento de água até seis semanas. Em hortos e lojas especializadas, encontra watering bulbs (na imagem em baixo). Feitos de vidro e moldados manualmente, estes recipientes asseguram uma reserva de água para cerca de uma semana. Para o usar, só tem de o encher com água, fazer um furo na terra com o dedo e enfiá-lo no buraco.

Quando o solo estiver seco, a planta vai começar a sugar a água, suprindo as suas necessidades hídricas. Recorrer a fertilizantes líquidos é outra das formas de garantir a hidratação das plantas que deixa em casa. Existem também truques caseiros a que pode recorrer. Ensope uma toalha de banho em água fria. Sem torcer, estenda-a depois na banheira ou numa superfície que possa apanhar água e coloque, por cima, os vasos.

Além de terem de ter furos no fundo, não podem estar com os pratos de proteção habitual. Regue, de seguida, normalmente as plantas e vá de férias ou de viagem descansado. Quando a terra secar, as plantas encarregar-se-ão de absorver a água da toalha lentamente. No caso de plantas maiores, introduza na terra do vaso o gargalo de uma garrafa cheia de água, que pingará pelo furo da tampa. As de água mineral são boas para isso.

Water bulb

artigo do parceiro:

Comentários