Os segredos das companhias aéreas

As viagens de avião são cheias de rituais que muitas vezes não entendemos a origem. Mas tudo tem explicação, por isso leia este artigo e descubra os 11 curiosidades sobre aviões que com certeza desconhecia.

Uma investigação do Reader’s Digest fez perguntas a diversos pilotos sobre as incompreensíveis regras de segurança, atrasos inexplicáveis, atitudes incomuns da tripulação e o que realmente se passa por detrás das portas do cockpit e o resulta foi incrível. Descubra assim 11 segredos das companhias aéreas e perceba agora o porquê de certas coisas que lhe acontecem durante uma viagem de avião:

Lugares apertados

Não é uma impressão: os assentos da classe económica nos últimos anos de verdade estão mais apertados. Tirar poucos centímetro de cada assento, permitiu que as companhias aéreas ganhassem pelo menos uma fileira de assentos extra.

Utilização do telemóvel

As frequências do telemóvel podem perturbar as comunicações radio dos pilotos mas não representam um verdadeiro perigo ao tráfego aéreo. Ainda a tecnologia dos novos telemóveis incomoda menos do que acontecia com os modelos antigos. Mas de qualquer forma as interferências eletromagnéticas são sempre possíveis. Também a distância entre a cabine de comando e o telemóvel pode influenciar a interferência. Nos aviões maiores a área da tripulação entre os pilotos e os passageiros, contribui também para bloquear o sinal.

Overbooking

Como muitos sabem as companhias vendem mais bilhetes do que assentos disponíveis no avião. Esta manobra é para otimizar o custo dos voos, já que as estatísticas falam que em media 1 passageiro sobre 10 não vai comparecer no embarque. Quando isso não se verifica há o risco que alguém não possa embarcar. Assim algumas companhias oferecem dinheiro e outras coisas para que os passageiros embarquem no voo seguinte. Cada país tem as próprias leis.

Bactérias

Segundo um estudo da Auburn University nos EUA, os aviões são uma grande fonte de bactérias: pesquisadores acharam bactérias perigosas nos encostos dos braços, nos assentos, nas mesas de cada assento e nas mantas; no banheiro o perigo ainda maior como por exemplo na água contaminada. E não acabou: há perigo nos tapetes, revistas e muito mais. Algumas companhias não limpam as bandejas e as mesas entre um voo e outro: por isso uma boa ideia, antes de encostar em qualquer coisa, seria limpar.

Luzes na cabine

Já se perguntaram porque, quando um avião entra em fase de pouso, os comissários de bordo apagam as luzes da cabine? Resposta simples: segurança. Em caso de evacuação da aeronave, os nossos olhos já estão adaptados ao escuro, assim é mais fácil ver quando estiver fora do avião.

Comentários