Os princípios de harmonia que deve introduzir na sua casa de banho

E se a transformasse num spa ou num templo de bem-estar? Estratégias simples para remodelar e redecorar esta divisão seguindo as regras do feng shui. Sem perder o estilo!

É lá que começam os nossos dias e também é por lá que passam muitas das nossas rotinas. Mas a verdade é que, geralmente, as casas de banho são espaços mal cuidados, frios ou pequenos, sem graça ou mesmo sem luz. Com pequenos truques e de acordo com os princípios de harmonia do feng shui, apresentamos-lhe soluções para que, mesmo sem obras, faça uma remodelação da sua casa de banho, tornando-a num espaço mais agradável.

Para além de melhorar a sua qualidade de vida, ao renovar a casa de banho, estará a valorizar a casa toda. Uma das tendências actuais consiste em instalar a sanita numa zona à parte, separando os ambientes. As banheiras ou chuveiros de hidromassagem são um luxo acessível que permite eliminar o stresse do dia. O ideal, se vai construir uma casa de banho de raiz, é ter uma banheira e um duche com cabine separados.

Colocar um segundo lavatório, que permite que duas pessoas usem a casa de banho ao mesmo tempo, é uma boa aposta, assim como instalar chão aquecido. Na decoração não há limites. Pode usar materiais mais tradicionais, como o azulejo, ou optar por papel de parede e madeira. Quanto a acessórios, para além das toalhas, que devem ser pesadas e confortáveis, dê-se ao luxo de instalar um equipamento de música.

Pode aproveitar para ouvir os seus CD preferidos enquanto relaxa à luz de velas. É uma boa maneira de acabar o dia, não concorda? Apesar do excesso de tecnologia não ser nada feng shui, pode aproveitar o seu telemóvel para, usando a tecnologia Bluetooth, o ligar a uma coluna portátil. Com uma ligação à internet, pode recorrer a sites como o YouTube ou o Spotify para ouvir músicas zen enquanto relaxa.

O conceito de spa que pode adotar em casa

Transformar esta divisão da casa num templo de bem-estar, numa espécie de spa, é uma das estratégias decorativas a qye pode recorrer. «A casa de banho é um espaço de limpeza e renovação», frisa Alexandre Saldanha da Gama, consultor de feng shui. Deve, por isso, ser transformado num mini spa, «um local onde se cuida da higiene e se trata o corpo», sublinha este especialista.

Ter espaço nesta divisão é muito importante mas, se estiver limitado a uma casa de banho com uma área minúscula, há maneiras de contornar o problema. Pode, por exemplo, usar espelhos e iluminação para criar uma sensação de amplitude. Deve ter uma luz geral agradável e pontos de luz específicos, dirigidos para o espelho e para a banheira ou duche. Plantas também dão vida ao ambiente, tornando-o mais acolhedor.

Os princípios de harmonia que deve introduzir na sua casa de banho

Veja na página seguinte: Como combater a humidade

Comentários