Organize a sua rotina para gastar 20 minutos a limpar a casa

É sempre o mesmo: não há tempo durante a semana e depois no fim de semana há sempre que gastar meio dia a limpar a casa. Quer mudar isso? Então veja pequenos truques diários que vão fazer com que mantenha a casa sempre limpa.

Os fins de semana devem ser dedicados ao descanso e lazer, e não para recuperar o atraso do trabalho que não conseguimos fazer durante a semana. E isso inclui as tarefas domésticas. Quem é que quer desperdiçar os dias de descanso a trabalhar? Se é daquele tipo de pessoa que nunca tem tempo para a limpeza da casa e acaba por deixar acumular tudo para o fim de semana e passa sábados e domingos como um escravo da limpeza e arrumação, este artigo é para si.

Para conseguir terminar as limpezas antes do fim de semana sem sobrecargas, é preciso dedicar entre 15 a 20 minutos diários em pequenas tarefas. O site Apartment Therapy distinguiu duas categorias de serviços de limpeza: aqueles que devem ser feitos todos os dias, como um hábito, e aqueles que são realizados apenas uma vez por semana.

Deve planear com antecedência quais as tarefas que serão feitas em cada dia para garantir que todos os ambientes ficarão limpos e nenhuma área importante será esquecida. Também é importante adaptar as ideias dadas à necessidade da sua casa e dividir com os outros membros da família ou moradores da casa, para ninguém ficar sobrecarregado.

Pequenas tarefas diárias que devem fazer parte da sua rotina e que levam apenas poucos minutos:

Passe um pano no chão, nas paredes e no vidro da poliban da casa de banho logo após ao banho.

Lave a louça depois de cada refeição.

Varra ou use um aspirador sem fios no chão da cozinha e qualquer outra área de maior circulação.

Ponha as coisas de volta ao lugar apropriado depois de usá-las (almofadas, comandos, malas, livros, etc).

Limpe a comida ou sujidade das bancadas da cozinha.

Limpe a mesa depois de cada refeição.

Tire o lixo.

Faça a cama.

Leia ainda:

20 coisas para tirar de casa imediatamente

Comentários