Aproveitamento da água nos jardins

A preservação deste recurso pode ser facilmente implementada pondo em prática algumas medidas. Saiba quais e conheça também quais as espécies a privilegiar.

A água  é um recurso natural precioso e o seu aproveitamento nos jardins é importante nos nossos dias. A preservação deste recurso pode ser facilmente implementada  pondo  em prática algumas medidas. Em cada jardim é possível a implementação de uma série de medidas que irão torná-lo mais sustentável e poupar água, tempo e dinheiro. Saber utilizar a água disponível é, sem dúvida, uma vantagem que irá fazer toda a diferença para as gerações futuras.

A escolha das plantas a utilização de plantas nativas da região é uma opção a ter em conta para a poupança de água de rega. Estas plantas estão naturalmente adaptadas ao clima e solo, e irão necessitar de menos água para o seu desenvolvimento. Algumas espécies de suculentas são ótimas para cobertura de solo, tal como o Lampranthus , o Delosperma, o Portulaca, o Sedum.

Todas elas premitem criar uma cobertura natural sem despender mais dinheiro. Existem, também, outras espécies de plantas adequadas para uma cobertura de solo e com baixo requisito de água. Estas são as que os especialistas mais recomendam:

- Rosmarinus officinalis prostratus (alecrim)

- Cotoneaster horizontalis

- Festuca

- Lonicera nítida (madressilva)

- Convolvulus cneorum

- Geranium

- Carex

Como aumentar a retenção de água no solo

Adicionar matéria orgânica no solo sob a forma de composto ou estrume é uma forma eficaz de aumentar a retenção de água, melhorar a saúde das plantas e a estrutura do solo. Alguns substratos contêm na sua composição constituintes que promovem a retenção de água e assim aumentam o aproveitamento da água pelas raízes das plantas.

Um bom substrato deve também promover um bom arejamento do solo, uma das características essenciais para o desenvolvimento das plantas. Embora a remoção de infestantes não seja uma tarefa agradável ou aliciante, se o fizer com regularidade irá reduzir a necessidade de rega porque a competição pela água diminui.

Veja na página seguinte: Inertes e coberturas de solo

Comentários