Acabe com as panelas queimadas

Deixar queimar panelas não é nada agradável, desde a comida que vai para o lixo, à própria panela e ainda ao cheiro a queimado, é tudo uma verdadeira dor de cabeça. Mas sabia que agora já não precisa de ser assim?

Embora não seja muito comum, de certeza que já lhe aconteceu ter queimado uma panela. Pode ter sido apenas uns segundos de distração, mas a verdade é que tudo está pronto para ser deitado fora, até mesmo aquela panela que gosta tanto. Mas agora já não tem de ser assim, até porque existem alguns truques que vão ajudá-la a salvar as suas panelas de uma vez por todas, descubra quais são.

Detergente - Este é sem dúvida um dos truques mais simples, mas que no entanto acaba sempre por funcionar. Coloque água e detergente no fundo da panela, de seguida leva esta ao lume e deixe ferver. Após ter fervido, deixe a panela arrefecer e esfregue com a esponja ou com o esfregão de arame.

Molho de tomate - Embora possa parecer um pouco estranho, a verdade é que o molho de tomate é perfeito para remover o açúcar que costuma ficar retido no fundo das panelas. Para o eliminar é necessário que coloque água até cobrir na totalidade a parte que está queimada e depois, deve acrescentar duas colheres de sopa de molho de tomate e deixar ferver. Vai notar que assim que começar a ferver, o queimado vai acabar por se soltar.

Água e sal - Se a sua panela não ficou muito queimada, deve optar por limpá-la com água e sal. Para isso, deve lavar a panela normalmente com água e detergente e de seguida colocar água quente, de modo a tapar o que está queimado e juntar duas colheres de sal. Espere durante quinze minutos e esfregue a panela com o auxilio do esfregão de arame.

Bicarbonato de Sódio - Coloque o bicarbonato sobre o fundo da panela e adicione uma colher de sopa de água. De seguida, deixe ferver durante cinco minutos e assim que estiver frio, basta limpar.

Vinagre Branco - Além de um ótimo tempero para saladas, o vinagre é perfeito para eliminar os restos de queimado. Para o fazer, basta apenas que coloque o vinagre sobre a parte queimada e deixe ferver durante cinco minutos. Assim que arrefecer, esfregue a panela com o auxilio da esponja.

Lixívia - Se tentou de tudo e ainda nada resultou, experimente usar lixívia. Para isso, coloque água sobre o fundo queimado e acrescente o liquido. Deixe ferver durante cinco minutos e não se esqueça de abrir as janelas para não acumular o vapor da mistura na sua casa. Assim que ferver, proteja as suas mãos com luvas e esfregue a panela com uma esponja.

Agora que já sabe o que fazer, lembre-se que nem todas as panelas são iguais e os truques que podem resultar para umas, podem não ser os mesmo para outras. Por isso, lembre-se que só deve recorrer a estes, se as suas panelas estiverem mesmo em riscos de ir para o lixo.

Leia mais: 5 coisas que devia limpar todos os dias

Leia mais: 5 truques básicos para que tenham uma boa impressão da sua casa

artigo do parceiro:

Comentários