Acabe com a sujidade no microondas

É utilizado diariamente e, como tal, acumula muitos resquícios de comida. Saiba como o pode manter sempre limpo, sem grandes gastos ou muito trabalho.

Já se tornou quase indispensável numa cozinha. Aquece, descongela, “cozinha” e pode gratinar num curto espaço de tempo poupando assim esforço extra numa cozinha. No entanto, mesmo não estando muito visível, há sempre gordura ou pequenos restos de comida que se acumulam que é conveniente serem limpos para não contaminarem a restante comida.

Na senda, é importante recordar algumas das recomendações que deve ter com o pequeno eletrodoméstico e com a sua limpeza:
- Desligar o aparelho da ficha para evitar qualquer risco de choque elétrico;
- Limpar semanalmente ou, dependendo do uso, sempre que necessário;
- Não utilizar produtos tóxicos ou algum tipo de pano ou esponja que possa danificar ou retirar o brilho ao eletrodoméstico. É preferível que limpe só com um pano húmido e algumas gotas de detergente da louça;
- Lave o prato do microondas quando este estiver frio;
- Use água oxigenada (20 volumes) para retirar manchas amareladas (use um pano húmido, acrescente a água e passe apenas na mancha);
- Evite usar recipientes de plástico, principalmente os que contêm Bisfenol-A (BPA); acrílico, isopor ou metal.

Fique a par de algumas “receitas” de limpeza para manter o seu sempre limpo, com o mínimo de esforço e económico.

Vinagre
Coloque num recipiente que possa levar ao eletrodoméstico, três colheres de sopa de vinagre branco de álcool (já tem alguns com aroma de limão) com 200ml de água. Pouse o recipiente, destapado, dentro do microondas, escolha a potência máxima e ligue-o por 3mn. Ao fim deste tempo, deixe o recipiente por mais 3mn para que o restante vapor do líquido faça efeito. Depois é só retirar o recipiente e limpar o microondas com um pano húmido.

Bicarbonato de sódio
Uma vez que tem uma ação antibacteriana e não prejudica os eletrodomésticos, vai fazer maravilhas quando juntado ao vinagre branco de álcool. Sendo assim, coloque num recipiente uma colher de sopa de bicarbonato, uma de vinagre, um limão pequeno cortado em fatias e 300ml de água. Deixe aquecer o recipiente (destapado) no microondas cerca de 5mn. Quando este tempo terminar deixe por mais 3mn para o vapor continuar a fazer efeito e assim amolecer o restante. Depois é só retirar o recipiente e limpar o microondas com um pano húmido.

Limão
Desde sempre que este fruto é um grande aliado da limpeza. Não só é bom para remover a gordura, como deixa sempre um cheiro bastante agradável. Corte um limão em fatias e junte com 200ml de água. Leve o recipiente com este conteúdo ao microondas, aqueça 3mn na potência máxima, deixe repousar por mais 3mn e limpe com um pano húmido.

artigo do parceiro:

Comentários