Como é o signo Virgem?

Virgem sente uma necessidade muito forte de ser útil, de fazer algo, de construir. Pertence ao Elemento Terra, tal como Touro e Capricórnio, mas é muito mais altruísta do que qualquer um deles, mais voltados para a conquista de estatuto e de bens.

O signo Virgem não é um dos que se identifica mais facilmente. Primeiro, porque os seus nativos são geralmente excelentes observadores e preferem a postura de espetadores, não se mostrando facilmente. E depois, porque este signo regido por Mercúrio é muito mental e, talvez por ser o único que representa apenas uma figura humana (Gémeos, o outro signo mercuriano, é também "humano", mas são duas crianças, e Aquário, que também é representado por uma figura humana, é um "aquadeiro cósmico") este é o signo cujos nativos melhor refletem as caraterísticas do seu ascendente: por esse motivo, os nativos de Virgem podem mostrar-se muito diferentes uns dos outros, embora haja traços que os distingam.

A caraterística de Virgem que é provavelmente mais reconhecida é a sua incrível atenção ao pormenor e à análise, que o faz muitas vezes ser conotado como "picuinhas". Mas Virgem nem sempre é devidamente compreendido, porque a sua intenção é realmente boa: ele procura sempre dar o seu melhor, e o seu sistema nervoso altera-se ante a ideia de que algo pode correr mal, porque ele quer que tudo corra sempre bem.

Virgem é um signo muito dedicado aos outros. A ideia de "serviço" é especialmente forte neste signo, associado à Casa VI do Zodíaco (veja aqui o significado das Casas Astrológicas). Virgem sente uma necessidade muito forte de ser útil, de fazer algo, de construir. Pertence ao Elemento Terra, tal como Touro e Capricórnio, mas é muito mais altruísta do que qualquer um deles, mais voltados para a conquista de estatuto e de bens. Virgem, pelo contrário, pode ser absolutamente abnegado e sacrificar-se pelos demais. Ele é aquele funcionário que, provavelmente, fica com as piores folgas - e não se queixa. Provavelmente é, também, o primeiro a chegar ao trabalho, e o que fica até mais tarde sempre que o trabalho aperta. O seu sistema nervoso é muito instável, ou não fosse regido pelo irrequieto Mercúrio. A ansiedade e o stress acompanham-no sempre, embora se mostre geralmente calmo, pacífico e apaziguador. Virgem pode, contudo, ser queixoso - e esta é uma das principais queixas que os nativos dos restantes signos têm geralmente em relação a ele. É que Virgem muitas vezes acaba por fazer mais do que aquilo que lhe compete, e essa sobrecarga que ele próprio coloca sobre os seus ombros acaba por ficar a remoer dentro dele, tornando-o rabugento e queixoso.

Virgem esquece-se, muitas vezes, de saborear a vida. A não ser que tenha um ascendente que o descontraia, como Sagitário, Leão ou Carneiro, assumirá sempre demasiados encargos, trabalhando - também em casa - mais do que qualquer outra pessoa.

É que Virgem encontra também no serviço aos outros a sua forma de expressar amor. Não é dado a manifestações efusivas de afeto. Aliás, nem gosta de beijos e carícias em público, mas sofre ao lado dos seus e jamais lhes vira costas. O seu companheiro e os seus filhos são sempre a sua prioridade, colocando-os à frente do seu próprio bem-estar.

Virgem relaxa e descontrai em contacto com a Natureza. Adora mexer na Terra, e a jardinagem pode ser uma das suas paixões. Porque é regido por Mercúrio, possui uma mente extremamente curiosa e ávida por aprendizagens, e por isso também aprecia ler, sobre variados assuntos. Se tiver como Ascendente um signo de Fogo a sua curiosidade tornar-se-á mais física, e ele quererá correr o Mundo, viajar, conhecer pessoas.

O que procura?

Comentários