Relações sexuais durante o período

Há casais que não as dispensam mas há cuidados que é preciso ter em linha de conta. Bram Brons, médico especialista em sexualidade, indica quais são os mais essenciais.

As relações sexuais durante o período, ainda um tabu para muitos, são uma opção pessoal e dependem da escolha de cada casal. Apesar de, para muitas mulheres, o sexo durante o período poder parecer um pouco sujo, em termos sensitivos pode ser uma experiência muito benéfica devido à particular sensibilidade dos órgãos genitais femininos na altura do mês que muitas mulheres mais temem e repudiam.

Para além deste facto, Bram Brons, médico especialista da clínica euroClinix, relembra que «os níveis de estrogénio sobem alguns dias após o início da sua menstruação e, com esta subida, sobem também os níveis de testosterona, responsáveis pela libido da mulher», o que tende a aumentar a predisposição para a atividade sexual durante este período.

A ideia de ter sexo durante a menstruação, pode ser mais confusa para si do que para o seu parceiro, uma vez que a maioria dos homens está disposta a ter relações durante o período menstrual da parceira. Se o seu receio se prende com dores menstruais, saiba que os orgasmos aliviam as cãibras características do período e reduzem a duração da menstruação, por facilitarem a saída do fluxo.

Cuidados a ter

A menos que fazer sexo durante o período seja constrangedor para si e para o seu parceiro, não há motivos para alarme, apenas tem de ter alguns cuidados para tornar a relação mais confortável:

- Aguarde pelos dias mais ligeiros

Prefira os dias em que a sua menstruação é mais ligeira, particularmente se tem períodos muito abundantes. Para evitar sujar a cama, coloque uma toalha escura por baixo de si para que possa absorver qualquer fluido.

- Escolha uma posição confortável

A posição de missionário é possivelmente a mais confortável a adoptar durante a menstruação. Evite ficar por cima, onde a gravidade pode levar a melhor e tornar a sua relação sexual mais desconfortável. Tenha cuidado em relação à penetração profunda, uma vez que o seu cérvix pode estar mais baixo e mais sensível que o normal.

- Use um copo menstrual

O copo menstrual é uma alternativa segura aos pensos higiénicos e aos tampões, bem como pode ser usado durante as relações sexuais se tiver uma textura mole, como por exemplo os copos de silicone.

- Proteja-se convenientemente

A menos que esteja a tentar engravidar, use proteção mesmo quando tiver relações sexuais durante o seu período. Tome as precauções que toma normalmente, pois estar com o período não descarta por completo as hipóteses de estar a ovular. Proteger-se contra as doenças sexualmente transmissíveis, particularmente se não está numa relação monogâmica, é essencial.

Durante a menstruação, o cérvix abre-se para permitir a passagem do sangue, criando o canal perfeito para que as bactérias penetrem mais profundamente na cavidade pélvica. A alteração do pH vaginal durante o período aumenta também o risco de desenvolver infeções fúngicas ou bacterianas, por este se tornar menos ácido que o normal.

Cabe-lhe a si e ao seu parceiro decidir sobre o sexo durante o período menstrual. Esteja confiante e desfrute ao máximo desta experiência, fazer sexo durante a menstruação não tem de ser esquisito, pouco seguro ou pouco higiénico. Se o sexo penetrativo não é uma opção e é desconfortável para si, existem outras formas de sexo capazes de dar prazer a ambos os membros do casal, basta ser criativa.

Texto: Clínica euroClinix

artigo do parceiro:

Comentários