Ovos de cristal na vagina. A dica de Gwyneth Paltrow que está a irritar a comunidade médica

Gwyneth Paltrow quer melhorar a vida sexual das suas leitoras e para isso o site de conteúdos controlado pela atriz recomenda às mulheres que durmam com um ovo de cristal inserido na vagina.
créditos: AFP

Segundo o site editorial da atriz, o Goop, este ovo de cristal reforça o tónus muscular da vagina, aumenta a libido, altera as hormonas e reduz as más energias no órgão sexual feminino.

As pedras têm cerca de 4 cm, são feitas com pedra de jade ou rosa quartzo, e são vendidas no site da atriz a preços entre os 55 e os 66 dólares (entre 50 a 60 euros).

Ovos de cristal na vagina. A dica de Gwyneth Paltrow que está a irritar a comunidade médica
Goop

Na descrição detalhada do produto, apresentado como "ovos de Jade", são enumerados vários benefícios tendo por base a experiência da blogger e atriz irano-americana Shiva Rose, que dá uma entrevista ao site sobre o tema.

Não é, no entanto, especificado se Gwyneth Paltrow já testou ou aprova a novidade.

O site vai ainda mais longe e adianta que os "ovos de Jade" foram o segredo de centenas de rainhas e concubinas da realeza chinesa, durante séculos, para se manterem sexualmente atrativas.

Jen Hunter, ginecologista norte-americana, utilizou o seu blogue para expressar irritação em relação à publicação e alertar as mulheres para os riscos da prática.

Veja ainda10 hábitos pouco higiénicos (que todos temos)

Saiba mais10 coisas que fazemos na casa de banho e que não devíamos

"Alegar que estes [objetos] podem equilibrar as hormonas é biologicamente impossível", começa por explicar a especialista numa mensagem endereçada à atriz norte-americana.

"Os exercícios para os músculos do pavimento pélvico podem ajudar a combater a incontinência e até mesmo dar orgasmos mais fortes a algumas mulheres, mas não podem mudar as hormonas. Quanto à energia feminina? Eu sou uma ginecologista e nem sei o que isso é", acrescenta a médica.

"Em relação à recomendação de que as mulheres devem usar os ovos de jade nas suas vaginas durante o sono, devo dizer que a pedra jade é porosa o que pode permitir que bactérias se alojem no seu interior, levanto o ovo a funcionar como uma fomite. Isto não é bom. Pode ser um fator de risco para uma vaginose bacteriana ou causar mesmo a potencialmente mortal síndrome do choque tóxico", escreve a ginecologista.

"A única coisa certa na sua publicação é a recomendação para procurar um médico antes de usar um [ovo de jade]. Por isso deixem-me deixar um conselho grátis, não usem ovos de jade vaginais", conclui a médica.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários