Comer nozes pode potenciar esperma e aumentar fertilidade

Um estudo publicado na revista "Heliyon" sugere que o consumo de uma dieta enriquecida com nozes pode melhorar a qualidade do esperma e, por isso, aumentar a fertilidade.
créditos: Pixabay

A investigação liderada por Patricia Martin-DeLeon, da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, encontrou melhorias significativas na qualidade dos espermatozoides de ratinhos de laboratório que ingeriram uma dieta rica em nozes.

No o estudo, os investigadores incluíram na dieta dos animais cerca de 19,6% de calorias em nozes (o equivalente a 70 gramas).

De acordo com o estudo, citado pelo Daily Mail, as melhorias na qualidade do esperma foram significativas face aos resultados no grupo de controlo que não consumiu este fruto seco.

Os espermatozoides dos ratinhos alimentados com nozes apresentavam maior mobilidade e morfologia.

Segundo a investigação, provou-se que as nozes promovem a redução da peroxidação lipídica, um processo que danifica as células do esperma.

"É fascinante termos descoberto que o consumo de nozes pode realmente ajudar a melhorar a qualidade do esperma, provavelmente através da redução da peroxidação lipídica nas células dos espermatozoides", comenta a autora do estudo.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários